Projeto de Autonomização

A missão do Solar do Mimo remete à promoção e desenvolvimento de um projeto pessoal de vida, com vista à autonomização dos Jovens. Para tal, o Solar do Mimo define o Projeto Socioeducativo com vista ao desenvolvimento de competências básicas e transversais, promovendo o crescimento integral e integrado da criança e do jovem. Nesta perspetiva, são desdobradas várias intervenções (multidisciplinarmente consideradas), tanto ao nível individual como de grupo, no sentido de proporcionar a cada um o desenvolvimento de ferramentas essenciais a um cidadão capaz de livremente fazer as melhores escolhas para si próprio. 

 

A saída do sistema de acolhimento é uma verdadeira transição de vida e tem vindo a ser associado a várias perturbações de desenvolvimento e consequentemente a dificuldades na adaptação para a vida autónoma.

 

O Solar do Mimo desenvolve o Programa “Na Rota da Autonomia” que se destina a todos os jovens acolhidos na nossa instituição, com idades compreendidas entre os 15 e 21 anos, fase adequada para transição.

Neste programa pretende-se incentivar o treino de competências pessoais e sociais, percecionando o individuo nas suas vertentes biopsicossociais preparando um futuro autónomo, responsável, competente e em segurança. Como complemento Formativo a este programa e numa simbiose necessária é criado o Projeto “O Nosso Apartamento” tendo este sido premiado pelo Prémio Inclusão Social 2015 da Fundação EDP.

 

Viver num apartamento de Autonomização, é promover o desenvolvimento de competências de autonomia, mas não garante por si só o bem-estar destes jovens e não esgota as respostas às suas necessidades. Contudo, considera-se como um importante ponto de partida para o desenvolvimento de um trabalho que vá ao encontro dos objetivos preconizados. Esta metodologia de intervenção foi amplamente estudada e validada pela investigação académica e pelos exemplos de boas práticas em funcionamento e assim podemos afirmar que responde à medida das necessidades dos jovens.

 

Nasce de uma necessidade clara de proporcionar aos jovens oportunidades de aprendizagem e competências para a vida autónoma, permitindo a continuidade e efetivos resultados nestas aprendizagens.

A fundação EDP distinguiu este projeto. Leia mais aqui...

Partilhar

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Sou sócio

Autenticar-me

Caso tenha dúvidas consulte "Área de sócios"

Subscrever Newsletter

  Refresh Captcha  
 

Contactos

Rua do Comércio, Nº 45 r/c - 6270-303 São Romão

Tel. 238 083 011     Fax: 238 393 527

Telem. 914 501 336

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Ver mais ....