Projeto de Autonomização
A missão do Solar do Mimo remete à promoção e desenvolvimento de um projeto pessoal de vida, com vista à autonomização dos Jovens. Para tal, o Solar do Mimo define o Projeto Socioeducativo com vista ao desenvolvimento de competências básicas e transversais, promovendo o crescimento integral e integrado da criança e do jovem. Nesta perspetiva, são desdobradas várias intervenções (multidisciplinarmente consideradas), tanto ao nível individual como de grupo, no sentido de proporcionar a cada um o desenvolvimento de ferramentas essenciais a um cidadão capaz de livremente fazer as melhores escolhas para si próprio.
A saída do sistema de acolhimento é uma verdadeira transição de vida e tem vindo a ser associado a várias perturbações de desenvolvimento e consequentemente a dificuldades na adaptação para a vida autónoma.
O Solar do Mimo desenvolve o Programa “Na Rota da Autonomia” que se destina a todos os jovens acolhidos na nossa instituição, com idades compreendidas entre os 15 e 21 anos, fase adequada para transição.
Neste programa pretende-se incentivar o treino de competências pessoais e sociais, percecionando o individuo nas suas vertentes biopsicossociais preparando um futuro autónomo, responsável, competente e em segurança. Como complemento Formativo a este programa e numa simbiose necessária é criado o Projeto “O Nosso Apartamento” tendo este sido premiado pelo Prémio Inclusão Social 2015 da Fundação EDP.
Viver num apartamento de Autonomização, é promover o desenvolvimento de competências de autonomia, mas não garante por si só o bem-estar destes jovens e não esgota as respostas às suas necessidades. Contudo, considera-se como um importante ponto de partida para o desenvolvimento de um trabalho que vá ao encontro dos objetivos preconizados. Esta metodologia de intervenção foi amplamente estudada e validada pela investigação académica e pelos exemplos de boas práticas em funcionamento e assim podemos afirmar que responde à medida das necessidades dos jovens.
Nasce de uma necessidade clara de proporcionar aos jovens oportunidades de aprendizagem e competências para a vida autónoma, permitindo a continuidade e efetivos resultados nestas aprendizagens.
A fundação EDP distinguiu este projeto. Leia mais aqui...